Atlassian 2021: confira as novidades em destaque da família Jira e de todo o portfólio

Atlassian 2021: confira as novidades em destaque da família Jira e de todo o portfólio

A Atlassian está em constante atualização do portfólio, a fim de atender às rápidas mudanças do mercado que, em 2021, estão sendo ainda mais impulsionadas pelo trabalho remoto ou híbrido. 

E as equipes de ITSM também estão no centro dessas transformações.

Novas funcionalidades, aquisições e lançamentos de produtos e modelos de contratação vêm sendo anunciadas ao longo de todo o ano. 

Como uma estratégia agressiva de mercado, a Atlassian também deu start ao projeto “Ponto A”, que funciona como uma espécie de incubadora de produtos para atender às necessidades mais urgentes dos usuários. Por meio do projeto, equipes de desenvolvimento de produtos da Atlassian trabalham em estreita colaboração com os clientes para obter feedbacks reais e rápidos.

Com isso, a Atlassian se mantém à frente no mercado com produtos inovadores. Você, como profissional de TI, está por dentro dessas atualizações?

Neste post, trazemos as novidades em destaque de 2021. Confira!

 

Confluence + Microsoft Teams

Uma parceria que acelera a colaboração.

Uma das novidades mais recentes, com lançamento em agosto de 2021, é o app Confluence para o Microsoft Teams. 

O objetivo desta parceria é permitir uma melhor colaboração entre as equipes dentro e fora das salas de reuniões. A parceria ocorreu entre o hub para a colaboração de equipe no Microsoft 365 e a Atlassian. 

As novas funcionalidades preveem um painel do Confluence embutido na sala de forma que não há necessidade de escolher entre focar a atenção na reunião ou nas anotações. O aplicativo também prevê a automação para compartilhar instantaneamente as notas da reunião no bate-papo da equipe, permitindo que todos fiquem informados e se responsabilizem pelos próximos passos. É possível também aproveitar a base de conhecimento flexível do Confluence e procurar por páginas diretamente no chat do Teams. Uma vez compartilhado, o link do Confluence se expande para mostrar os principais detalhes contextuais, incluindo título, espaço, comentários, curtidas e data de publicação.

Jira Service Management  + PROFORMA / THINK TILT

Formulários personalizados para todos os times

A empresa Think Tilt, adquirida pela Atlassian neste ano, tem como principal produto o ProForma que está sendo integrado ao Jira Service Management

Com a solução, as equipes são capazes de entregar experiências de serviço com mais rapidez por meio de formulários dinâmicos e adaptáveis para atender à necessidade de cada departamento. 

Os recursos avançados de validação de formulário permitem que os times coletam e validem rapidamente todas as informações que precisam sobre uma solicitação antes que ela seja automaticamente encaminhada a outras equipes. A plataforma conta com 300 modelos de formulário pré-construídos que permitem que os profissionais de TI gerem experiências de serviço mais positivas. 

O ProForma já era um aplicativo usado no JSM e será incorporado à ferramenta ainda este ano, segundo as previsões da Atlassian.

Jira Software + Open DevOps

A funcionalidade que faz uma cadeia de ferramentas diversificada parecer um all-in-one

Lançado em abril de 2021, o Open Devops tem como conceito permitir que as equipes de software se concentrem em enviar valor para seus clientes, trabalhem como quiserem e nas ferramentas que desejam, sem sacrificar a coordenação. 

A Atlassian assumiu um compromisso de lidar com a complexidade de integrar as ferramentas que os times de desenvolvimento desejam, garantindo o fluxo de trabalho. Construída no Jira, a funcionalidade do Open Devops faz uma cadeia de ferramentas diversificada parecer um all-in-one. 

Jira Software + CHARTIO

A aquisição que vai ampliar as possibilidades de relatórios

O objetivo da Atlassian com a aquisição do Chartio, em 2021, é liberar o poder dos dados dos seus clientes para que eles possam ir além dos relatórios prontos e realmente personalizar análises para atender às necessidades de sua organização. 

O Chartio é um componente importante, pois serve como um novo mecanismo de análise e visualização de informações, começando pela família Jira. A ferramenta é considerada simples de usar e não precisa de muito treinamento para ser possível coletar alguns insights que podem fazer uma diferença significativa. A aquisição é considerada positiva para especialistas da área e novidades baseadas nela já estão nos planos da Atlassian.

Jira Service Management + MINDVILLE INSIGHT

A evolução do CMDB e Gestão de Ativos no JSM

Adquirida em 2020, os usuários já estão familiarizados com Mindville Insight como ferramenta para gerenciamento de ativos e configuração. 

Ele opera como um banco de dados de ativos nos bastidores, mas agora, está vinculado ao nível premium do Jira Service Management na nuvem. 

A Atlassian está lançando muitas dessas funcionalidades básicas em torno da importação de ativos que permitem a conexão a outros provedores de serviços de nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud. Com isso, é possível sincronizar ativos em todas essas plataformas.

Jira Service Management + HALP

Mais liberdade para gerenciar tíquetes direto do Slack ou Microsoft Teams

Halp é uma ferramenta de tíquetes de conversação para equipes técnicas e não técnicas. 

Ela se integra ao Slack e, mais recentemente, ao Microsoft Teams e funciona como uma ponte entre essas duas plataformas e as principais ferramentas Atlassian. 

O uso de mensagens Halp, Slack e Teams pode ser transformado em tíquetes dentro do Jira Service Management, simplesmente adicionando um emoji. 

O Halp foi adquirido em 2019, mas passou pelas fases alfa e beta dentro do Ponto A. Em 2021, foi integrado de maneira mais profunda com o Jira Service Management e também recebeu a certificação SOC 2 Type II. 

Nós da Unlimit, como Atlassian Gold Solution Partner, acompanhamos de perto as atualizações e ajudamos importantes clientes a pautarem a sua própria revolução na gestão de serviços usando as melhores ferramentas.

Quer repensar o seu ITSM?

É só enviar um e-mail para nós: contato@unlimit.com.br

Quer receber mais artigos como este por e-mail?

Envie o seu contato para a gente.