01 fev 4 soluções que toda equipe precisa ter para ser feliz com o trabalho remoto
A Atlassian tem em seu DNA o trabalho colaborativo e oferece um portfólio com soluções para trabalhar de qualquer lugar como um verdadeiro time
O fato é que administrar um time, neste formato, é bem diferente do espaço corporativo tradicional. Afinal, trabalhar remotamente não é apenas manter sua equipe logada. E, convenhamos, ninguém mais aguenta viver em um labirinto interminável de reuniões por Zoom, Teams ou Google Meets.
Nesses dois últimos anos, as empresas tiveram que se adaptar, buscar recursos e investir em processos para que de fato as entregas acontecessem diante de desafios de comunicação, colaboração e transparência.
Desde muitos disso, a Atlassian se destaca no mercado justamente por oferecer ferramentas que priorizam a colaboração. Isso está em seu DNA e é uma das apostas da empresa.
“Este é um momento para nos unirmos para tornar a jornada remota fácil para o maior número possível de pessoas e equipes, onde quer que estejam e o que quer que façam. Isso é central para a nossa missão”, afirma Scott Farquhar, cofundador e Co-CEO da empresa.
E, nós da Unlimit, especialistas em soluções da Atlassian, vimos como seu portfólio tem sido essencial para as empresas manterem sua performance no trabalho a distância. Em especial às equipes de TI, que neste período foram, em boa parte, responsáveis pela transição do ambiente presencial para a casa de cada colaborador.
Separamos algumas das soluções do amplo portfólio Atlassian que são essenciais para que o trabalho remoto ou híbrido seja eficiente. Confira:
Jira Software: planeje, rastreie e envie projetos
O Jira Software foi desenvolvido para que todos os membros da equipe de software planejem, rastreiem e lancem soluções. E isso pode ser feito por meio de um processo único de envio de software, em que as equipes podem escolher um fluxo de trabalho pronto ou criar um que corresponda à maneira como o time trabalha.
A ferramenta permite planejamento, em que é possível registrar histórias de usuários e problemas, planejar sprints e distribuir tarefas à equipe.
O time também pode fazer o acompanhamento, para priorizar e discutir o trabalho em contexto completo e com total visibilidade. A ferramenta permite que o lançamento seja enviado com confiança, uma vez que as informações estão sempre atualizadas.
Ao disponibilizar o recurso de emissão de relatório, as equipes são capazes de melhorar o desempenho com base em dados visuais em tempo real.
Jira Service Management: ITSM em alta velocidade
O Jira Service Management se destaca por desbloquear as equipes para entrega em alta velocidade, sendo possível ajustá-lo para atender às necessidades exclusivas sem a complexidade das soluções tradicionais de ITSM. A ferramenta pode ser usada por equipes de TI, mas também do RH, jurídico etc.
Uma das vantagens é a possibilidade de acompanhar o trabalho em toda a empresa por meio de uma plataforma aberta e colaborativa. Além disso, é possível inserir dados de outras ferramentas de desenvolvimento de software para que as equipes de operações e suporte de TI tenham informações contextuais mais ricas para responder rapidamente às solicitações, incidentes e alterações.
Sua estrutura também permite conectar Desenvolvimento e Operações e acelerar o trabalho de desenvolvimento crítico, eliminar o trabalho e implementar alterações com facilidade, com uma trilha de auditoria completa. Clique aqui para conhecer mais sobre o Jira Service Management.
Confluence: um espaço para os times permanecerem na mesma página
O Confluence é a solução para a organização do time, compartilhamento de conhecimentos e armazenamento de arquivos. Essa área de trabalho colaborativa atua como um ponto de contato único para todas as informações que a equipe precisa. O Confluence vai além do Google Drive e oferece um espaço de trabalho categorizado, mantém todos os membros do time informados e garante que as informações sejam de fácil acesso.
Sua estrutura intuitiva é baseada em espaços e páginas e facilita o dia a dia dos times que podem dizer adeus às longas conversas de e-mail e reuniões confusas no Zoom.
A ferramenta permite montar um projeto com página de planejamento e monitoramento de prazos, responsáveis, tarefas e expectativas. Isso alivia as preocupações se todos estão em sintonia ou atentos ao andamento do projeto.
Clique aqui e saiba mais sobre o Confluence.
Cloud: informações onde quer que esteja
No que diz respeito à colaboração, os produtos Atlassian Cloud são fundamentais para as equipes. E, como prioridade para a Atlassian, as soluções de nuvem vêm recebendo grandes investimentos e tendo um pipeline de evolução extremamente acelerado.
Assim, em vez de instalar e manter os produtos da Atlassian em seus próprios servidores, é possível hospedar, configurar, proteger e manter os produtos na nuvem com soluções muitas vezes melhores que as auto-hospedadas .
Hoje 90% dos clientes optam por começar na Atlassian Cloud para aproveitar a facilidade de instalação, a segurança, a escalabilidade e os custos otimizados.
A solução também libera muitas horas dos times de TI, já que não exige atualização, permite que as equipes acessem de qualquer lugar e oferece facilidade e confiabilidade na ampliação de espaço para armazenamento.
Quer saber mais como ferramentas inovadoras e líderes do mercado podem ajudar a empresa a ser mais colaborativa e enfrentar os desafios do trabalho remoto? Fale com a gente! A Unlimit é especialista em soluções Atlassian.
Fale com nossos especialistas! É só enviar um e-mail para nós: contato@unlimit.com.br