6 pilares de sucesso de migração para a cloud

6 pilares de sucesso de migração para a cloud

Confira algumas dicas e experiências de quem realizou um processo de migração para a cloud integrada e ágil

 

A migração para a cloud tornou-se um caminho sem volta e é o futuro para a maioria dos aplicativos de TI. O trabalho remoto — e agora híbrido — acelerou a transformação digital e a migração para a cloud é uma prioridade para as organizações.

Mas como fazer com que essa seja uma trajetória de sucesso?

Durante o Team’22, evento da Atlassian realizado em Las Vegas no mês de abril, um dos destaques foi a apresentação de novas soluções e tecnologias e os rumos da empresa que investe cada vez mais na cloud. 

Há algum tempo, a Atlassian deixou claro seu foco em ser uma empresa Cloud-First, e já anunciou o prazo de até 15 de fevereiro de 2024 para o término do suporte aos produtos Server. Paralelamente, oferece aos seus clientes uma inovação contínua por meio da migração para os seus produtos Cloud (ou Data Center para necessidades bastante específicas).

Uma das palestras da programação que nos pareceu muito interessante, trouxe a história da migração bem-sucedida de mais de  8.500 usuários para Atlassian Cloud e as lições aprendidas, contadas pelo time técnico da Nationwide Building Society, uma grande e tradicional cooperativa financeira, com mais de 140 anos de história e 15 milhões de membros.

A sessão fala que os seis pilares norteadores da migração para a cloud permitiram que o processo ocorresse com o mínimo de interrupção para os usuários e resultaram em uma experiência de migração de sucesso.

  1. Os benefícios de migração

O primeiro pilar consistiu em estabelecer como eixo central da migração os benefícios estratégicos que ela proporcionaria. Entre eles, alinhar a estratégia de tecnologia com as empresas mais inovadoras do mundo (priorizando a cloud) e também com a política Cloud-First da Atlassian. A migração também permitiria habilitar app de terceiros, não apenas para um acesso seguro, mas garantir uma única instância em toda a organização, o que permite um melhor gerenciamento de dados para a tomada de decisões. Além disso, entre os benefícios esperados da migração, estava a redução da carga de trabalho em suporte de ferramentas, já que haveria um único ponto de administração para a equipe de suporte.

  1. Escolher um bom parceiro de soluções

A Nationwide tem um grande time de tecnologia, mas entendeu que faria mais sentido contar com o apoio de um Parceiro de Soluções Atlassian experiente para realizar a migração. Afinal, enquanto o time da Nationwide estava realizando sua primeira (e provavelmente única) migração para a cloud da Atlassian, os parceiros de solução já realizaram uma série de migrações e conhecem todos os pontos de atenção do processo, as melhores escolhas de aplicativos do Marketplace e em que momento quais decisões precisam ser tomadas.

  1. Capacitação

A empresa alavancou o conceito de champions ou “rede de campeões e iniciou a mobilização a partir de quem já usava as ferramentas e seguia as melhores práticas.

E, assim, formou a melhor equipe de apoio, certificando-se de que a entrega seria feita com o time e não para o time. Durante o processo, garantiu que a equipe tivesse acesso antecipado a qualquer ambiente para a realização de testes, avaliação das novas telas e construção do conhecimento necessário, fazendo ajustes e se apropriando da nova solução.

Isso permitiu que os times realmente abraçassem a nova forma de trabalhar e valorizassem a evolução. 

  1. Planejamento da comunicação

A comunicação é vital em um processo de migração para a cloud. E esse foi outro grande pilar do sucesso nesse caso. 

Ao colocar a comunicação como protagonista no processo, foi possível construir uma forte colaboração entre a Atlassian, parceiro de soluções e times envolvidos, a fim de alcançar a melhor migração possível.  A estrutura contou com um manual integrado, documentos para um bom planejamento colaborativo e tempo para garantir que todos estivessem na mesma página. Como apoio foram realizadas reuniões regulares e utilizados o Jira e Confluence para para controlar e gerenciar todo o processo. 

  1. Ser ágil

Em um processo complexo como a cloud, é preciso não ter medo de dinamizar. 

Espera-se que alguns obstáculos sejam encontrados, pois eles podem realmente tirar o projeto do seu caminho ideal. Por isso, ter a agilidade é um dos pilares que garantiu que o time mudasse de direção muito rapidamente, trabalhando em estreita colaboração entre os times do cliente e do parceiro de soluções Atlassian.

  1. Produto em vez projeto

A migração foi estruturada como um fluxo de produto de tecnologia e não como uma série de atividades de um projeto. Esse modelo permite aproximar as equipes de produtos e garante que uma vez migrada a solução, ela não será esquecida, mas sim melhorada continuamente.  

Para os envolvidos com a entrega, isso também garantiu suporte em paralelo, gestão de backlog e captação de informações dos fornecedores de uma forma que uma estruturação como atividades de projeto dificilmente permitiria.

Atlassian

No fim da sessão, vemos como a Atlassian reforça como a cloud é um recurso importante dentro das soluções do seu portfólio. E, para isso, tem como estratégia incentivar que seus clientes façam a migração para a cloud. 

Aqui na Unlimit, temos ajudado clientes a estudarem de maneira racional e planejada, as vantagens da migração, os obstáculos, alternativas e tempos ideais para se tomar a decisão. 

Assim como a Atlassian, nós como Gold Solution Partner no Brasil entendemos que trabalhando juntos, com foco no propósito estratégico da cloud (e não apenas na necessidade imediata da migração) conseguimos extrair mais valor do processo e migrar de forma clara, tranquila e produtiva.

Cronograma de mudanças da Atlassian

Leia mais aqui

2 de fevereiro de 2021: fim das vendas de novas licenças e do desenvolvimento de recursos para produtos Server, alterações de preços, fim da venda de aplicativos agora incluídos no Data Center e dos envios de novos aplicativos. 

15 de fevereiro de 2022: fim dos upgrades e downgrades de nível.

15 de fevereiro de 2023: fim das vendas de novos aplicativos.

15 de fevereiro de 2024: fim do período de suporte.

Precisa de ajuda para planejar a sua migração?

Fale com nosso time de especialistas em Soluções Atlassian.