Segurança na Cloud: como o Atlassian Access garante proteção de dados com controles de autenticação

Segurança na Cloud: como o Atlassian Access garante proteção de dados com controles de autenticação

Conheça os benefícios da solução e saiba como conquistar governança e segurança de dados nos produtos Cloud da Atlassian

 

Operar na cloud traz muitas vantagens, mas também alguns desafios de segurança, e, certamente, garantir a boa governança dos acessos é um deles.

Segundo uma pesquisa realizada pela LastPass, um colaborador utiliza a mesma senha, em média, 13 vezes em aplicativos distintos. Considerando que mais de 80% das violações de segurança hoje envolvem credenciais roubadas, essa é uma informação assustadora. 

Porém, com a solução certa, as empresas podem manter as equipes seguras sem criar obstáculos para a colaboração e a produtividade.

Pensando em formas de resolver os desafios de segurança para garantir a proteção dos dados de seus clientes e ajudar as equipes no gerenciamento dos acessos e torná-los mais fáceis, a Atlassian desenvolveu o Atlassian Access, um solução que centraliza o gerenciamento de usuários e permite aplicar políticas de segurança e acesso eficientes para escalar com mais confiança.

 

Como funciona o Atlassian Access?

O Atlassian Access tem como foco capacitar empresas de qualquer tamanho a adicionar recursos de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) ao console de administração central. 

A solução conecta os produtos de cloud da Atlassian ao provedor de identidade, permite autenticação de nível empresarial, supervisão adicional e centralização da aplicação das políticas de segurança dos usuários da cloud do Jira Software, do Jira Service Management, do Jira Work Management, do Confluence, do Bitbucket, do Trello e do Statuspage.

Ao centralizar a gestão de acessos, você poderá sincronizar grupos e escolher quais usuários terão acesso a alguns produtos e ainda aplicar políticas múltiplas dependendo do caso de uso e risco.

 

RECURSOS DO ATLASSIAN ACCESS

Os administradores podem definir políticas de autenticação com contas gerenciadas e aplicar as configurações da autenticação aos membros. Assim, a organização tem flexibilidade para designar políticas para subconjuntos de usuários específicos e testar a funcionalidade da configuração da autenticação.

Exemplo de algumas das configurações de autenticação que podem ser estabelecidas: Início de sessão única (SSO); Verificação em duas etapas obrigatórias (2AF); Políticas de senha (força da senha, validade da senha) e Duração da sessão.

Com a aplicação dessas políticas, é possível garantir que cada conjunto de usuários tenha o nível de segurança adequado.

 

  • Login único de SAML

Como forma de oferecer um processo de autenticação simples e contínuo no acesso dos produtos da Atlassian na cloud, o recurso de login único de SAML possibilita aos usuários a facilidade de realizar a autenticação diretamente pelo provedor de identidade que a empresa já está utilizando. 

Desse modo, os colaboradores podem acessar várias ferramentas com um único conjunto de credenciais e contar com um método de autenticação mais seguro do que apenas um nome de usuário com senha.

 

  • Provisionamento e desprovisionamento de usuários

Com o provisionamento e desprovisionamento de usuários, o gerenciamento de acessos aos produtos da Atlassian fica mais fácil.

Por meio deste recurso, a integração e a exclusão de usuários acontecem assim que o usuário é adicionado ou removido do diretório externo. Dessa forma, reduz o trabalho manual no processo de conceder acesso aos aplicativos e diminui o risco de as informações serem violadas com a remoção automática.

 

Controles do token de API

Mais uma facilidade para os administradores que podem visualizar e revogar o uso de tokens de API pelas contas gerenciadas. Este recurso possibilita fazer a autenticação por meio dos aplicativos da cloud, contornando a verificação em duas etapas e o SSO, além de recuperar dados da instância pelas APIs REST. 

 

  • Insights sobre a organização

O Atlassian Access permite acompanhar a implementação de cada produto Atlassian e avaliar os controles de segurança e acessos aplicados aos usuários. Dessa forma, você pode visualizar atualmente o número de usuários ativos no Jira e no Confluence por um período. Ao ter uma visão mais ampla das licenças das ferramentas Atlassian, os administradores podem aumentar ou revisar a implementação a fim de otimizar o ROI dos produtos, tomando decisões com base em dados gerados na plataforma.

Clique aqui para conhecer mais a solução.

Fale com nossos especialistas e descubra como a Unlimit pode ajudar em cada etapa na sua jornada para a cloud. É só enviar um e-mail para nós: contato@unlimit.com.br