07 nov Atlassian por Gartner: de visionária à líder em Gestão de Serviços de TI (ITSM)
A Atlassian acaba de ser nomeada líder no Quadrante Mágico do Gartner, refletindo a evolução rápida da solução com as recentes aquisições e novas features.
A Atlassian acaba de ser nomeada líder no Quadrante Mágico do Gartner pela primeira vez, o que é uma ótima notícia para quem é fã das soluções baseadas em Jira, usa ou pretende usar a solução. Mas isso é apenas mais um degrau na evolução de uma solução que vem se transformando positivamente e de forma exponencial há um bom tempo.
A fama da Atlassian se deve historicamente às soluções ligadas à gestão do trabalho e desenvolvimento ágil, tais como o Jira Software, Trello, Confluence e Bitbucket.
No entanto, recentemente, uma das mais novas ferramentas da família Jira tem ganhado destaque em todos os holofotes: o Jira Service Management!
Desde que foi lançado no final de 2020, a ferramenta tornou-se uma das soluções mais importantes da Atlassian, recebendo investimentos crescentes.
A solução representa uma nova visão de ITSM, pensada para o mundo mais ágil e adaptada ao ITIL 4, unindo colaboração e práticas DevOps. Afinal, em um universo onde a cultura e as práticas DevOps aceleram cada vez mais, é imprescindível rodar ITSM de forma ágil que se conecte com toda a estrutura de entrega de software!
E é exatamente isso que o Jira Service Management faz! Ajuda as empresas a atender os desafios do ITIL 4, criar fluxos que conectam o desenvolvimento, as operações de TI e as equipes de negócios para poderem trabalhar em alta velocidade e atingirem todo o seu potencial.
Não é por acaso que vantagens como a abordagem diferenciada, autonomia para os times e os preços transparentes e competitivos foram especialmente destacados pelo Gartner no relatório.
A estratégia do Jira Service Management se concentra na convergência de experiências digitais para equipes de desenvolvimento, operações e negócios. A solução opera de forma diversificada geograficamente, e seus clientes são organizações de diversos tamanhos e áreas de negócios. O roadmap de ferramentas ITSM Atlassian prevê investimentos futuros em funcionalidades ITOM e fluxos de trabalho ainda mais ‘low-code’.
Isso demonstra que a ferramenta e a imensa gama de integrações e aplicativos a qual ela se conecta representa bem mais que uma evolução do antigo Jira Service Desk, pois ele traz a verdadeira transformação do gerenciamento de serviços de TI (ITSM).
A solução já é, segundo o Gartner, desde 2021, a plataforma de ITSM que mais cresce em números de novos usuários. E no ano passado, foi nomeada uma solução visionária pelo Gartner pela primeira vez.
Agora é nomeada líder no Quadrante Mágico Gartner 2022, ao lado de plataformas tradicionais e que podem levar o triplo do tempo para implantar e custar muitos dólares a mais, tais como o ServiceNow.
É talvez um dos casos de evolução mais acelerada em toda a história das ferramentas de ITSM. E certamente uma ótima notícia para quem precisa evoluir sua Gestão de Serviços de TI com um olhar firme para o futuro.
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