Jira Service Management tem até 277% de ROI, segundo relatório do Forrester

Jira Service Management tem até 277% de ROI, segundo relatório do Forrester

Confira como a abordagem ITSM da Atlassian pode oferecer benefícios e reduções de custos para as empresas

Com a tecnologia em constante evolução, a comunicação instantânea e a alta disponibilidade de informações, organizações de todos os setores estão descobrindo que precisam responder com rapidez e eficácia para entregar um serviço de qualidade. 

E para acompanhar essas mudanças, é necessário apostar em soluções que lhes permitam se mover simultaneamente com rapidez, adaptando estilos de trabalho flexíveis e mantendo a visibilidade e a conexão entre as equipes.

Mas essa é uma decisão que pode ser difícil de ser tomada! Afinal, qual a melhor plataforma de ITSM para as necessidades da sua equipe? 

Pensando nisso, a Atlassian uniu-se à Forrester para realizar um estudo com clientes que implantaram o Jira Service Management nos últimos três anos, a fim de entender e fazer uma análise do Impacto Econômico Total e examinar o ROI em potencial que os clientes podem obter com a solução.

O estudo inclui uma análise do estado atual da empresa, os custos e benefícios do uso da ferramenta e uma comparação dos custos e benefícios com o estado futuro potencial de uma empresa após o uso da solução.

O estudo Forrester analisou:

  • os custos associados à solução, incluindo hardware, software e custos de implementação.
  • os benefícios da solução, incluindo maior eficiência, maior produtividade e maior satisfação do cliente.
  • os riscos associados à solução e as medidas tomadas para mitigá-los.
  • impacto financeiro da solução, incluindo uma investigação de retorno sobre o investimento (ROI) e um cálculo do valor presente líquido (VPL).

Para entender melhor os benefícios, custos e riscos associados a esse investimento, a Forrester entrevistou nove representantes em seis organizações com experiência no uso do Jira Service Management. 

Listamos algumas das principais economias geradas pelo Jira Service Management:

Economia de US$ 2,0 milhões com a substituição de soluções legadas

Antes de usar o Jira Service Management, as organizações dos entrevistados usavam outras ferramentas de gerenciamento de serviços para gerenciar solicitações, incidentes e mudanças. No entanto, eles descobriram que essas ferramentas eram caras para comprar e manter; os funcionários desperdiçavam tempo alternando o contexto entre várias plataformas; e os usuários finais e tomadores de decisão tinham pouca visibilidade sobre os status das solicitações.

Após o investimento no Jira Service Management, os entrevistados melhoraram a eficiência de seus processos de gerenciamento de solicitações e criaram fluxos de trabalho adicionais para as equipes de negócios. Eles também implementaram todos os recursos principais do Jira Service Management, como gerenciamento de incidentes, gerenciamento de mudanças e gerenciamento de ativos, em suas organizações. Os principais resultados do investimento incluem maior produtividade na Central de Serviços, Operações de TI e equipes de desenvolvedores.

Somente nos custos de licença, a economia foi de US$ 840 anuais. As organizações também reduziram gastos com mão de obra de gerenciamento e custos de serviços em mais de US$ 120 mil anuais gerando um ROI de 277%. 

Economia de US$ 1,4 milhão e melhoria da produtividade da central de atendimento

Os entrevistados perceberam uma grande diferença na produtividade, houve um aprimoramento da Central de Serviços para equipes de negócios e atendimento ao cliente, além, é claro, da maior conexão com a equipe de TI.  

Os recursos de gerenciamento de solicitação e conhecimento criam um caminho de escalonamento mais direto e reduzem o tempo de triagem, melhoram o rastreamento e o manuseio dos chamados, aumentam a visibilidade e a colaboração, contribuindo para reduzir o volume total devido ao autoatendimento e, cumulativamente, levam a um atendimento mais rápido. Em três anos, a melhoria da produtividade da Central de Serviços vale mais de US$ 1,4 milhão para a organização.

Economiza de US$ 407,5 mil em produtividade para o usuário final

A solução gera uma economia de produtividade para o usuário final de quase US$ 408 mil. A interface do Jira Service Management é fácil de usar, a resolução mais rápida de chamados, a visibilidade aprimorada da solicitação e as opções de autoatendimento economizam cinco minutos do tempo de trabalho dos funcionários, que antes eles gastariam preenchendo solicitações. O tempo que eles economizam por não ter que esperar por resoluções melhora a produtividade e permite que os funcionários se concentrem no trabalho que gera mais valor.

115 horas economizadas por mês para equipes de operações de TI

A conexão do Jira Service Management com o Jira Software e as práticas de gerenciamento corporativo aumentam a visibilidade dos ativos, riscos e problemas, além de melhorar a colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações de TI. Com maior visibilidade e colaboração, as equipes tomam melhores decisões e minimizam os riscos. Por fim, os funcionários de operações de TI economizam tempo identificando a causa raiz dos problemas, respondendo a incidentes e simplificando as aprovações de mudanças com o Jira Service Management. Ao longo de três anos, a produtividade aprimorada das operações de TI vale US$ 74 mil para a organização composta.

 277% de retorno sobre o investimento (ROI) 

As entrevistas representativas e a análise financeira descobriram que os benefícios podem chegar até US$ 4,19 milhões em três anos, contra custos de US$ 1,11 milhão, totalizando um Net Present Value (NPV) de US$ 3,08 milhões e um ROI de 277%.

A conclusão do relatório é que o Jira Service Management pode ter um impacto financeiro significativo para as empresas que o utilizam. Com base nos dados de clientes reais, foi possível avaliar que as empresas que adotaram o Jira Service Management nos últimos três anos conquistaram alguns benefícios como:

Eficiência melhorada: o software permite fluxos de trabalho simplificados e automatizados, o que pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessários para concluir tarefas.

Aumento da satisfação do cliente: o Jira Service Management possibilita que as empresas rastreiem e gerenciem problemas de clientes de maneira mais eficaz, o que pode levar a uma melhor comunicação e tempos de resolução mais rápidos, resultando em clientes mais satisfeitos.

Redução de custos operacionais: ao automatizar e simplificar fluxos de trabalho, o Jira Service Management pode ajudar a reduzir a necessidade de trabalho manual e outros recursos, diminuindo os custos.

Melhores insights: o software fornece capacidades detalhadas de análise e relatórios, o que pode ajudar as empresas a compreenderem melhor as necessidades e preferências dos clientes, possibilitando tomada de decisões comerciais mais informadas.

Melhor colaboração: o Jira Service Management permite que equipes trabalhem juntas de maneira mais eficaz, o que pode ajudar a melhorar a comunicação e a coordenação entre departamentos, resultando em projetos mais bem-sucedidos.

Melhor conformidade: ao rastrear e gerenciar todas as interações com clientes, o Jira Service Management pode ajudar a garantir que a empresa esteja cumprindo todos os requisitos regulatórios.

Vale ressaltar que as economias de custos e benefícios comerciais variam dependendo da implementação, do porte da organização e da utilização do Jira Service Management. Um bom plano de implantação e adoção deve estar em vigor para obter benefícios máximos. Fale com nosso time de especialistas para saber como podemos ajudar sua organização: contato@unlimit.com.br

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