Saber gerenciar as mudanças contínuas é o segredo do sucesso das organizações inovadoras

Saber gerenciar as mudanças contínuas é o segredo do sucesso das organizações inovadoras

Confira porque as empresas devem abordar a mudança com flexibilidade e inovação para sobreviver.

Apesar de ter mais de 2.500 anos, o ditado “A única constante é a mudança” do filósofo Heráclito se mostra mais real a cada dia.

Podemos observar isso com a disseminação da pandemia da covid-19, que começou 2020 e colocou o mundo e os negócios frente a frente com uma disrupção imediata.

O mundo que já era bastante instável, mostrou-se ainda mais incerto. Os avanços tecnológicos e suas facilidades corroboraram para que o mercado exigisse das organizações um crescimento mais rápido, com acesso a dados e informações, e menor tempo para as tomadas de decisão.

Não é novidade que grandes eventos transformam o mercado, costumes e nossas vidas. Acontecimentos como Guerras Mundiais, a Grande Depressão, a Guerra Fria e as crises econômicas forçaram as empresas a repensarem como operam, o que oferecem e a própria natureza de suas interações com os clientes. 

Como as crises anteriores, a pandemia vem sendo um catalisador de mudanças.

A necessidade mostrou-se ser o impulso para reinvenções e inovações, onde a capacidade de pivotar é o que permite que as empresas não apenas suportem essas mudanças, mas sejam fortalecidas por elas.

Algumas das grandes organizações que estão presentes na Global 500 são provas de que empresas que não mudam, não sobrevivem. Como é o caso da Amazon, que começou como uma livraria e hoje é uma das principais empresas de comércio do mundo. A Netflix que iniciou como uma empresa que enviava DVDs, transformou-se em um dos principais streamings e deixou para trás as Blockbusters. 

Esses exemplos mostram que nos negócios, é preciso estar preparado e aberto para adaptar-se às novas e diferentes realidades. 

Afinal, o que determina a sobrevivência de uma empresa, além da sua capacidade de se adaptar e reinventar, é a capacidade de sua liderança em navegar e gerenciar com sucesso as mudanças contínuas, agora e no futuro. 

Quando não se consegue acompanhar as mudanças que ocorrem constantemente nos mercados, corre-se o risco de vivenciar o tipo de obsolescência experimentada pela Blockbuster e outras empresas que falharam em seguir as evoluções em seus setores.

 

A mudança é a única constante, aprenda a prosperar nela!

Estar a par das mudanças é papel de todos os departamentos da empresa, mas existem algumas áreas e cargos em que a capacidade – ou incapacidade – de agir de maneira rápida são fatores decisivos para alavancar ou prejudicar a organização.

Uma pesquisa realizada pela B2B Decision-Maker Pulse da McKinsey, revela que desde o início da pandemia, 96% das empresas entrevistadas mudaram seu modelo de go-to-market tendo foco no aumento do envolvimento digital com os clientes.

Da mesma forma, mais de 90% dos executivos concordam que as consequências da covid-19 mudarão a maneira de fazer negócios nos próximos cinco anos, também acreditam que a crise deixará um impacto duradouro nas necessidades de seus clientes. 

Apesar de quase três em cada quatro executivos concordarem que as mudanças trazidas pela covid-19 serão uma grande oportunidade de crescimento, menos de 30% se sentem confiantes de que estão preparados para lidar com elas.

A pesquisa da McKinsey descobriu que dois em cada três executivos acreditam que este está sendo o momento mais desafiador em suas carreiras executivas.

A pandemia amplificou a urgência de uma liderança empresarial flexível, hoje podemos ver que os executivos estão preocupados com tudo, desde integração virtual, reestruturação do pipeline de vendas, gestão de custos e licenças.

Mas a verdade é que a covid não é o único fator de mudança – é apenas o mais recente. As empresas vêm enfrentando complexidade e risco há séculos na forma de guerras, surgimento de tecnologias, mudanças econômicas e regulatórias e políticas que podem derrubar negócios em instantes. 

Não dá para negar que o momento em que vivemos ainda traz inúmeras incertezas. Mas é hora de assumir o protagonismo e criar ações pensadas para se adaptar a essas mudanças, já que a única certeza é que elas sempre acontecerão.

Adote formas ágeis de trabalhar 

Os avanços tecnológicos apresentam um leque de oportunidades e desafios para as empresas. Os que terão sucesso serão aqueles que aprendem a mover-se com rapidez para agarrar as oportunidades, usando a tecnologia e metodologias ágeis para evoluir e se manter à frente. 

A forma que a organização trabalha faz a diferença para seus colaboradores e equipes. As instituições que adotam tecnologia e processos que permitem que as equipes sejam mais produtivas, colaborativas, ágeis e capacitadas são as empresas que têm maior sucesso.

Para prosperar em um mundo em mudança, os executivos devem promover a inovação para estarem prontos para as mudanças que surgirem. Este modelo de inovação flexível está centrado em três conceitos-chave:

  1. As pessoas são os impulsionadores do sucesso de todos os negócios.
  2. A mudança é a única constante – prospere nela!
  3. A inovação estratégica é alcançada por meio de experimentação informada por dados, análises e foco.

 

Manter essas três ideias em mente pode ajudar as empresas a gerenciar mudanças com maior resiliência, o que proporciona uma vantagem competitiva duradoura.

Quer saber mais sobre metodologias ágeis e como implementar soluções para destravar os times? Fale com a gente! 

É só enviar um e-mail para: contato@unlimit.com.br

Clique aqui para ler mais sobre como criar uma cultura flexível e colaborativa para aproveitar o valor da mudança.