Muito além do Jira: a revolução do ITSM da Atlassian

Muito além do Jira: a revolução do ITSM da Atlassian

Veja como a Atlassian investiu mais de US$1 bilhão em aquisições e lançou dezenas de novidades para reinventar a gestão de serviços de TI

Com a missão de ajudar todos os times a atingirem todo o seu potencial, a Atlassian investe de forma acelerada na oferta de soluções que potencializam a colaboração ágil e aberta.

Esse foco e determinação rapidamente tornaram o Jira sinônimo de software para trabalho ágil nos times de desenvolvimento. Mas já faz muito tempo que a Atlassian vem construindo uma verdadeira plataforma de futuro do trabalho e ampliando a atuação para todo e qualquer contexto onde o trabalho em equipe aconteça.

E a área de ITSM ganhou muito com isso.

Em novembro de 2020, a Atlassian lançou o Jira Service Management com a missão de conectar o ITSM com contextos de trabalho como DevOps, times ágeis e equipes multidisciplinares.

A visão de ITSM da Atlassian entrega implantação descomplicada em poucas semanas – à maneira do Jira – e consegue, ao mesmo tempo, atender os desafios do ITIL 4, acelerar o compartilhamento de conhecimento e criar fluxos que unificam o desenvolvimento, as operações de TI e as equipes de negócios numa dinâmica de alta velocidade.

É mais que uma nova geração do Jira Service Desk. É uma nova abordagem para a gestão de serviços, dentro e fora da TI.

Mas, afinal, como a Atlassian chegou ao protagonismo no universo de ITSM?

É verdade que softwares antigos do espaço de ITSM, tais como o ServiceNow, foram lançados quase uma década antes da primeira versão do antigo Jira Service Desk.

No entanto, a gestão de serviços de TI se transformou muito nos últimos anos e, com a ITIL 4 destacando “colaborar e promover a visibilidade” como um de seus princípios norteadores, o ITSM se conecta de forma íntima com o DNA de colaboração da Atlassian.

E a Atlassian vem aproveitando de forma exemplar a maré ao seu favor.

Nos últimos anos, o desenvolvimento próprio foi turbinado e a empresa ainda investiu US$1 bilhão em mais de 30 aquisições, o que permitiu uma ampliação e inovação mais rápida do seu portfólio.

Em vez de se apegar ao legado como outras empresas do mercado fizeram, a Atlassian partiu dele e está construindo de forma acelerada o futuro, inclusive tomando decisões duras como o plano recente de descontinuar a sua bem-sucedida versão server para investir pesado nas versões de nuvem, com a opção de Data Center clientes corporativos.

5 anos de grandes transformações.
As bases da revolução da Atlassian.

Cinco anos atrás, mais precisamente em 14 de julho de 2016, a Atlassian fez a primeira aquisição no espaço da gestão de serviços de TI e começou um grande ciclo de transformação da “empresa por trás do Jira Software” para “a plataforma onde o trabalho colaborativo acontece”.

Confira a linha do tempo dos investimentos da Atlassian nos últimos cinco anos e como as estratégias das empresas têm contribuído com a evolução de ITSM e do trabalho em equipe de forma geral:

Aquisição do Statuspage:

Solução que traz transparência sobre o status dos serviços e alivia os times de gestão de incidentes. A aquisição foi considerada uma nova era na empresa devido às melhorias no gerenciamento de imprevistos.

Aquisição do Trello:

A aquisição conectou uma ferramenta adorada por equipes de diferentes áreas para o universo da Atlassian, reforçando a visão de uma plataforma multidisciplinar para o trabalho colaborativo.

Aquisição do OpsGenie:

A aquisição do Opsgenie foi mais um passo importante para melhorar o gerenciamento de incidentes nas ferramentas Atlassian. A solução ajuda a encontrar as pessoas certas para a solução de problemas por meio de uma combinação sofisticada de agendamento, escalonamento e alertas.

 

Anúncio de parceria com o Slack:

A parceria mostrou o foco da Atlassian que descontinuou dois produtos Hipchat e Stride para investir numa ferramenta que seus usuários já adoravam e se destacava como líder no espaço de mensagens. Com a integração, os usuários podem manter o alinhamento e a eficiência por meio de conversas instantâneas nas ferramentas da Atlassian.

 

Aquisição Automation for Jira:

A automação para Jira era vendida exclusivamente por meio do Atlassian Marketplace e estendia os recursos de automação para toda a família Jira. Diante do sucesso da parceria com a Code Barrel, fabricante do aplicativo, a Atlassian decidiu adquiri-lo estrategicamente.

 

Aquisição Agile Craft (renomeado para Jira Align):

A ferramenta reúne as atividades das equipes em uma visão abrangente, que conecta estratégia, trabalho e resultados. A aquisição fez parte de uma estratégia da Atlassian para aumentar a amplitude e a profundidade das equipes ágeis para oferta de suporte.

 

Aquisição da Halp:

Com o Halp é possível transformar o Slack em uma solução de help desk interna, que funciona para qualquer equipe, como TI, Segurança, Jurídico, Finanças, Suporte etc. De uma maneira fácil, ela oferece aos usuários a opção de configurar um fluxo de trabalho personalizado e garante que as solicitações sejam roteadas corretamente, ali mesmo, no Slack.

 

Aquisição Mindville:

A aquisição adicionou um recurso de banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB) ao Jira Service Management. A empresa já era parceira da Atlassian com forte integração ao Jira Service Management e possui mais 1.700 clientes em todo o mundo.

 

Aquisição Chartio:

Solução de visualização e análise baseada em nuvem, a Chartio foi adquirida pela Atlassian com o objetivo de ajudar a fornecer visualização de dados em todos os produtos da empresa. Com isso, a Atlassian busca liberar o poder desses dados para que os clientes possam ir além dos relatórios prontos e personalizar análises.

 

Aquisição da ThinkTilt:

Criadora do ProForma, um construtor de formulários low code/no code para Jira. A ferramenta se integra ao Jira Service Management para permitir que o gerenciamento de serviços se adapte com rapidez a contextos de negócio como Recursos Humanos, Jurídico ou Marketing.

 

Os esforços intensos de aquisição, somados a importantes lançamentos como o Jira Service Management, demonstram que a Atlassian não vai poupar esforços para reinventar a gestão de serviços, dentro e fora da TI.

Nós da Unlimit, como Atlassian Gold Solution Partner, acompanhamos de perto esses movimentos e temos ajudado importantes clientes a pautarem a sua própria revolução na gestão de serviços usando as melhores ferramentas.

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