02 dez ITIL + DevOps: aproveite o melhor dos dois mundos
DevOps e ITIL não precisam se excluir mutuamente, discussões sobre essas duas abordagens mostram que elas podem ser complementares.
Será mesmo que DevOps e ITIL se excluem mutuamente? Discussões sobre essas duas abordagens têm mostrado que elas podem ser complementares e não o contrário.
Entre as equipes de TI, há opiniões diversas, mas que tendem a colocar os dois conceitos um contra o outro quando, na verdade, eles podem ser usados conjuntamente de formas variadas e que agregam nos processos destacando os próprios benefícios: agilidade e colaboração, processo e controle. Uma abordagem mista pode permitir que empresas se beneficiem dos pontos fortes dos dois lados.
Inclusive, a fórmula Dev + TI + Negócios presente no Jira Service Management é uma das grandes razões da Atlassian ser considerada uma Visionária pelo Gartner.
Recentemente, a empresa foi reconhecida no Quadrante Mágico do de ITSM de 2021. E não à toa.
A Atlassian vem investindo fortemente em ferramentas, como o Jira Service Management, que oferecem convergência das equipes de desenvolvimento, operacionais e negócios diante da expansão da filosofia de DevOps. Afinal, como você pode também aplicar essa estratégia?
Devops e ITIL: conceitos
Antes de abordarmos as formas de usá-los juntos, vamos relembrar um pouco sobre os conceitos de cada um.
DevOps é uma prática que permite preencher a lacuna entre o desenvolvimento e as operações. Para isso, utiliza como ferramentas, a comunicação aberta, a colaboração e os objetivos compartilhados.
Já ITIL é um conjunto de diretrizes consolidadas para Gerenciamento de Serviços de TI. As orientações incluem práticas e processos, que são comprovados e testados, para aplicação em gerenciamento de incidentes, de problemas e de mudanças, por exemplo.
5 formas de usar ITIL e DevOps para alcançar as melhores soluções
Tanto DevOps quanto ITIL têm vantagens que podem ser extraídas e aplicadas no dia a dia, como agilidade, colaboração e processo e controle. Confira algumas formas:
1- Acelere novas versões com DevOps Versões pequenas e regulares passam mais rápido pelo desenvolvimento e facilitam a correção de incidentes
2- Previna incidentes Combine os processos de gerenciamento encontrados na ITIL com o foco do DevOps na automatização de processos de análise
3- Entenda melhor os incidentes com DevOps Utilize a cultura de não apontar culpados para entender os incidentes com rapidez e se concentrar em correções reais
4- Otimize os processos com DevOps e ITIL Para quê inventar a roda? Adicione melhorias com DevOps em processos de ITIL testados e comprovados para análises, automação, abordagens mais colaborativas etc.
5 -Melhore a experiência do cliente com ITIL SLAs são uma prática recomendada de ITIL que prevê documentação do que é acordado e de responsabilidade da empresa. Aproveite esta prática para reduzir reclamações de clientes.
Por fim, a abordagem de tudo ou nada pode ser pouco produtiva para os times e para as organizações como um todo. E não há razão de ser assim! Em diversos de nossos clientes, de segmentos exigentes como financeiro e varejo, mostramos que é possível aproveitar o melhor das duas abordagens. Como resultado, a empresa ganha em maior eficiência operacional, com riscos reduzidos e recursos otimizados de velocidade e inovação.
Quer saber mais sobre estratégias de ITSM para sua empresa?
Fale com nossos especialistas! É só enviar um e-mail para nós: contato@unlimit.com.br