25 fev Jira, CMDB e ITAM: o trio perfeito para um ITSM moderno e ágil
Entenda a diferença entre CMDB e ITAM e como aproveitar o melhor de ambos em uma ferramenta estratégica, como o Jira Service Management
Quando a gente fala sobre gerenciamento de ativos de TI (ITAM) e gerenciamento de configuração (CMDBs), é comum que haja confusões. A primeira impressão é de que os termos são intercambiáveis, mas a verdade é que eles podem lidar com alguns dos mesmos componentes de negócios, com objetivos e características diferentes.
Primeiro, vamos explicar quais as diferenças entre essas práticas:
CMDB e ITAM são próximos e podem até trabalhar juntos, mas possuem objetivos e motivações distintas.
O ITAM é o processo para garantir que os ativos de uma empresa sejam contabilizados, implementados, mantidos, atualizados e descartados quando necessário. Ou seja, garantir que os itens valiosos, tangíveis e intangíveis da empresa sejam rastreados e usados.
Na prática, um ativo de TI inclui hardware, sistemas de software ou informações que uma empresa valoriza. Esses ativos também têm um período de uso limitado e, para maximizar o valor que uma empresa pode gerar com eles, o ciclo de vida do ativo de TI normalmente é gerenciado de forma proativa.
Já o objetivo de um CMDB é oferecer a uma empresa as informações necessárias para tomar as melhores decisões de negócios e executar processos eficientes de ITSM. Ao centralizar todas as informações de configuração, os líderes podem entender melhor os ICs (itens de configuração) críticos e os relacionamentos. Os CMDBs são importantes para a análise de impacto, análise de causa-raiz, conformidade legal, gerenciamento de incidentes e gerenciamento de mudanças.
Em seu blog, a Atlassian traz um exemplo interessante para entender melhor a diferença entre ambos. Veja:
Como trabalhar com CMDB e ITAM juntos?
Embora tenham objetivos e motivações distintos, eles podem trabalhar juntos e, potencialmente, permitir colaboração mútua com o uso da mesma plataforma. Ao compartilhar a mesma plataforma ITAM e CMDB se ajudam e podem coexistir, desde que os limites de ambos sejam respeitados e haja clareza dos objetivos de cada um.
CMDB e ITAM no Jira Service Management
Diferente das soluções mais antigas, a estrutura de dados flexível e aberta do Insight incorporado ao Jira Service Management, da Atlassian, permite que as equipes gerenciem quaisquer recursos importantes para suas práticas de gerenciamento de mudanças, incidentes e solicitações de serviço.
A solução suporta de maneira integrada as necessidades de ITAM e CMDB, permitindo atender a todos os requisitos com total visibilidade.
Veja abaixo as possibilidades existentes no Jira:
Para a realização dessas ações, o Insight do Jira oferece uma série de recursos. Nós separamos aqui os principais:
Automação: recursos automáticos de atribuição de tíquetes para as pessoas ou equipes responsáveis e alertas sobre eventos, como renovações de licenças, para as partes interessadas envolvidas.
Consultas: execução de consultas em objetos do Insight para conduzir análises de impacto, apoiar auditorias, e auxiliar e identificar as causas de problemas
Insight oferece mais contexto para resolução mais rápida.
Discovery: detecção dos ICs e ativos definidos por IP e os principais atributos e dependências deles. É possível executar o Insight Discovery com frequência para manter as informações atualizadas e monitorar quaisquer alterações.
Visibilidade de todos os sistemas e assets
Integrações: é possível integrar o Jira Service Management com algumas ferramentas de terceiros, ampliando as possibilidades de uso do CMDBs incluindo provedores de nuvem, Jamf, SCCM e outros CMDBs.
Acompanhamento: com um clique, é possível analisar uma linha do tempo completa com todas as alterações em ativos e ICs, que permite verificar a conformidade ou identificar problemas.
Ao compreender como essas duas linhas – ITAM e CMDB – podem funcionar e contribuir com o negócio, a escolha de uma ferramenta estratégica é fundamental.
O Jira Service Management oferece amplo suporte para todas as práticas de Gerenciamento de Serviços, (ITSM e ESM). Não é à toa que, em 2021, foi citado como um dos principais pontos que levaram a Atlassian a ser reconhecida como Líder pela Forrester Wave TM: Enterprise Service Management (ESM), Q4 2021. Leia mais aqui.
A Unlimit em gerenciamento de serviços ITSM, ESM, em soluções Atlassian e pode ajudar a sua empresa com as melhores estratégias e com as soluções mais inovadoras do mercado.
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